Av. 8A, 509 - Vila Indaiá, Rio Claro - SP
19 3523-2343
 

CAMPANHA VOLTA DOS TRENS DE
PASSAGEIROS A RIO CLARO
Irineu Carlos de Oliveira Prado, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Aposentado e Advogado militante em Rio Claro/SP despertou sua atenção para o assunto com a leitura da matéria publicada no Estadão de 12/09/2014, página A-29, “Contra estrada saturada, trem é aposta para 2020”.
Enviou ofício com A. R. (Aviso de Recebimento) para o Prefeito Municipal, à senhora Vice-Prefeita, ao presidente da Câmara, à UFA – União dos Ferroviários Aposentados, ao Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, à Ordem dos Advogados (OAB), 4ª subseção local, e à Imprensa.
Somente a OAB, através da então sua presidente, Dra. Rosa Catuzzo, manifestou-se favoravelmente ao que lhe foi levado pelo ofício e, mais do que isto, deixou bem claro seu apoio, nomeando Irineu como representante da OAB na Campanha.
Foi marcado então uma reunião na Casa do Advogado, com significativa presença de representantes da sociedade rioclarense, para ver o que de concreto poderia ser feito.
Os jornais noticiaram a reunião, que foi muito proveitosa. Vários oradores manifestaram seu apoio à Campanha, e decidiu-se pela elaboração de abaixo-assinado, que todos se comprometeram a assinar, e colher assinaturas.
Apoiados pela gerência geral do Shopping Rio Claro (na pessoa de Reinaldo Lopes Moreira) Irineu Carlos de Oliveira Prado e colegas estiveram naquele Centro Comercial, onde foram colhidas mais de 5.000 assinaturas. Vários estabelecimentos se dispuseram a colher assinaturas.
O encerramento da Campanha, que resultou em mais de 25.000 assinaturas, deu-se na sede da UFA, com a participação da Banda União dos Artistas Ferroviários, do Deputado Aldo Demarchi, Diretores da UFA, do Grêmio, do Sindicato dos Ferroviários. A TV Claret entrevistou Irineu Carlos de Oliveira Prado, e divulgou o evento.
A campanha teve êxito incomum. Todos os que foram procurados, aderiram com sua assinatura. Nosso Prefeito demorou para assinar, mas fez isto em seu Gabinete.
Entregamos o gigantesco abaixo-assinado ao governador Geraldo Alckmin. Todas as autoridades manifestaram apoio ao nosso pleito. O Governador foi presenteado com miniatura de vagão do metrô/SP, na escala 1/87. Todas as autoridades e principalmente o governador, prometeram estudar nosso pleito. O deputado Aldo Demarchi foi quem agendou as audiências com as autoridades, e esteve em todas elas.
No início do ano, a nova diretoria da OAB, pelo seu presidente Mozart Gramiscelli Ferreira, renovou a nomeação de Irineu Carlos de Oliveira Prado como seu representante na Campanha. Reunião de prestação de contas e decisão pelos próximos passos, foi marcada na Casa do Advogado.
Nesta ultima reunião, foi a presença de Luciano da Luz (Gerente de Planejamento de Transportes) e Renato Amaral (Assessor Parlamentar), ambos da Secretaria de Transportes Metropolitanos. Foram projetadas fotos dos encontros, com as autoridades e visitas às Câmaras Municipais de Rio Claro, e Cordeirópolis, assim como à OAB de Limeira, para divulgação da Campanha.
Com significativa presença, ficou decidido que o Deputado Aldo Demarchi agendaria novas audiências com as autoridades já visitadas, para saber como andam os prometidos estudos.
Reunião da Frente Parlamentar Mista em Prol do Transporte Metroferroviário, na Câmara Municipal de Campinas, presidida pelo Vereador Filipe Marchesi.
AGRADECIMENTOS
© 2015. Todos os Direitos Reservados.